Práticas Management 3.0: Moving Motivators

O que motiva você?

Precisa tomar uma decisão mas não está certo sobre os efeitos na sua motivação? Quer saber o que motiva os seus colegas? Contratando um novo membro para a equipe e precisa saber o que o faz mover?

É hora de jogar Moving Motivators!

“Obrigado! Nós jogamos este jogo com a equipe toda – não no um a um – o que é muito útil para criar um entendimento mútuo do que motiva meus colegas de trabalho!”
–  MATTHIAS ORGLER, agile coach e desenvolvedor de software, Frankfurt, Alemanha

O guru da gestão Jurgen Appelo inventou este exercício para refletir sobre a motivação e como ela é afetada pela mudança organizacional. O exercício Moving Motivators é baseado nos dez desejos intrínsecos que Jurgen derivou do trabalho de Daniel Pink, Steven Reiss, e Edward Deci.

Aprenda a jogar Moving Motivators em um evento Management 3.0!

moving-motivators-1

O Dez Desejos Intrínsecos

Moving Motivators é simples enquanto lida com peças muito complicadas do quebra-cabeça da motivação. Aqui está como você o joga:

Passo Um: Quais motivadores são importantes para você? Ponha as cartas em ordem da Esquerda (menos importante) para a Direita (mais importante).

 

Passo Dois: Como a mudança pode afetar seus motivadores? Mova a carta para Cima para uma mudança positiva e para Baixo para uma negativa.

Passo Três: O reflexo da mudança organizacional em seus motivadores. Quando a maioria dos motivadores desce ou quando os menos importantes sobem, você pode ter algum trabalho a fazer na sua própria motivação.

Moving Motivators foi desenvolvido primeiramente para gerentes de equipes usarem em sessões um a um para aprenderem mais sobre o que motiva seus membros de equipe. Agora ele é usado abertamente com todas as equipes, entre fundadores de startups e até em relacionamentos pessoais.

“Eu usei este jogo para fazer uma reflexão da motivação da minha startup parceira. Ambos exploramos e definimos em detalhes a motivação real para nós começarmos nosso negócio. Enquanto que antes, não está claro, embora ambos estamos desejando iniciar o negócio e nós divertir com isto. Este é um exercício muito útil.”
– um agile coach, Shanghai China

Aprenda como jorgar Moving Motivators com sua Equipe Scrum

moving-motivators-2

“A razão do porquê eu escolhi este exercício [Moving Motivators] é porque nós estávamos diante de algumas mudanças nesta organização — mudanças estratégicas de produto — e eu apenas queria descobrir como estas mudanças iriam afetar a equipe, “bem como “Qual é a raiz da motivação para a própria equipe porque nós nunca falamos sobre isto em uma retrospectiva onde nós tentamos entender como que cada um e de que forma cada um é motivado,”  SIVLAN SHAER, scrum master na Bison Group, empresa Suíça de desenvolvimento de software. Ele continuou a dizer que enquanto a gestão estava empurrando forçadamente a implementação de certo tipo de mudança, ele sentiu que este exercício deu poder a ele para voltar a eles e dizer “se você que algo da nossa equipe e se isto é algo que realmente vem ao encontro dos nossos principais motivadores gratuitos, então é de graça o que nós fazemos e você não precisa empurrar ou explicar muito isto. Isto apenas vem ao encontro da nossa motivação e nós estávamos justamente indo fazer isto. Nós estávamos indo na direção disto!”

Obtenha os Moving Motivators Hoje!

Obtenha seu próprio conjunto de cartas do Moving Motivators hoje!

Imprima e recorte seu próprio em:

Management 3.0 em Ação: Mais dicas e histórias sobre Moving Motivators

Dê uma olha na nossa Central de Recursos da Liderença para aprender sobre todos os Produtos e Práticas Management 3.0. E leia mais sobre motivação intrínseca no novo livro  Managing for Happiness do Jurgen Appelo!

Fotos: Dan Pop

Compartilhar é se importar