Get to know our change-making heroes

Meet our Facilitators

HELLO, my name is Herlisson Marques

  • Lives in São Paulo, São Paulo, Brazil
  • Speaks English and Portuguese
  • Holds events in Brazil
  • Works for We Lead
  • Years as a Facilitator: 3
  • Number of events held: 10

Past Attendee Ratings

9.2 / 10.0 Public events (Based on 25 evaluations)
Last 12 months: 9.5 / 10.0 (Based on 12 evaluations)

Past Attendee Feedback

Short Bio

Sobre você, cliente

Apoio principalmente líderes dos setores de tecnologia, bem como seus respectivos RHs, a formarem o alicerce necessário, para criar ambientes de liderança fluida e sustentável e para receberem processos de transformação.

O mundo está mudando a altas velocidades, estando cada vez mais frágil e não-linear. A sua liderança e a da sua empresa também ficam frágeis e obsoletas rapidamente, e caso não faça alguma coisa, deixará a obsolescência tomar conta livremente. E qual o impacto destas coisas para você? Resultados disso são alta rotatividade, absenteísmo, descontentamento, desmotivação, focar ações e dinheiro onde não estão localizados os reais problemas, etc.

Um dos reais problemas pode estar na forma de liderança de onde você trabalha: mesmo que ela não seja "tóxica" e seja bem intencionada, se não consegue executar suas responsabilidades exigidas hoje em dia, com as gerações atuais e mescladas, trará toxicidade e morosidade ao ambiente. O que você precisa fazer?

  • Você precisa mantê-los atualizados e dar contato a eles às principais competências para sua função, para que possam desenvolvê-las. Sem contato, sem saber o que outras pessoas estão fazendo e passando sem prática em um ambiente seguro, estarão vulneráveis. Logo, os treinamentos no que há de mais moderno, com pessoas experientes, mas que estão antenadas nos mais modelos de gestão do mercado, são mandatórios. Há quanto tempo seus líderes não recebem um banho de capacitação dos mais diversos assuntos? Está deixando este primeiro contato só nas mãos deles? Bad idea...
  • Você precisa, além de treinar seus líderes, mentorá-los e acompanhar tudo. Não só os líderes, mas a todos!
  • Quando o assunto é liderança, você deve considerar treinar a próxima geração da camada sucessória, por exemplo, pessoas que já são pontos focais, líderes técnicos, líderes situacionais e demais talentos e potenciais para assumir estas posições. Do contrário, ao invés de transformar sua empresa, estará num ciclo vicioso de más-práticas e má-gestão. Estas pessoas irão assumir muito em breve (até antes do que você imagina!) posições de liderança e sem preparo. Pense nisso! E você gastará tempo e dinheiro, colocará toda sua energia se empenhando em ações de transformação antigas, muito bruscas e sem estar com a sua camada de liderança preparada para aguentar o tranco. Assim, só tentará, sem sucesso, chegar aos melhores do mercado em gestão, liderança e poder de decisão. Simplesmente, porque não preparou sua média liderança para isso. Too bad...!


Sobre o facilitador

Herlisson Marques, hoje sócio-proprietário da We Lead! Treinamentos, empresa na qual ministra treinamentos e consultoria ligados à liderança, gestão e desenvolvimento de competências diversas, principalmente para área de tecnologia, que podem ir desde a resiliência à agilidade.

No decorrer da sua trajetória profissional, pude liderar times (e ainda lidero) pequenos e grandes, de alta complexidade e demanda, com diversas senioridades, usando métodos tradicionais, "locais" ou ágeis, e com uma variedade e diversidade maravilhosa de pessoas e de muitos lugares diferentes. Também me orgulho de ter entrevistado e contratado muitas pessoas para fazer parte dos times e de ter participado do desenvolvimento de carreira de muitos profissionais, fato de que me orgulho muito!

Formado na área de tecnologia pela Unicamp, especializado em Engenharia de Software pela mesma instituição e com MBA executivo completo em Gestão Estratégica de Negócios, o que me apoia nos mais diversos treinamentos focados em gestão e estratégia empresarial ou local. Atua também com consultoria e mentoria em agilidade (já que a considero como uma competência) e gestão de pessoas, em diversos nichos, desde operacionais a estratégicos, formando parcerias externas essenciais, quando necessário.

Gosto muito de ler, e isto traz muita fonte de pesquisa para os treinamentos e experiências práticas, embasando-os e incorporando visões extras de pensadores e autores distintos.


A We Lead!

A We Lead! nasceu da vontade de desenvolver pessoas e oferecer treinamentos com base na experiência em gestão e liderança que obteve, trabalhando em empresas nacionais e multinacionais, e agora como microempreendedor. Na nossa experiência e trajetória como profissionais e gestores de equipes, percebemos o quanto tínhamos a fazer e a buscar em relação à líderes arrojados e em desenvolvimento de aspectos comportamentais do time. Tínhamos muito a buscar, mas o mercado pouco a oferecer. Vivenciamos isso. Decidimos então criar nossa própria oferta para esta demanda. Capacitar profissionais com aspectos comportamentais e de gestão bem desenvolvidos e duradouros, e não só o lado técnico. A experiência profissional dos parceiros We Lead!, a própria e os projetos de consultoria que desenvolve conferem muita bagagem, que é levada aos treinamentos, trazendo realidade e propriedade em detrimento da utopia. Entendemos na prática, pois vivenciamos e isso aumenta nossa capacidade de orientar.

https://welead.com.br/quem-somos/


Follow Herlisson

Herlisson's Management 3.0 Qualifications

  • Certificate of Attendance Foundation Workshop